top of page
HOME /  ARTISTAS  / BIOGRAFIAS / LARRISSA VIEIRA
Design sem nome (20).png

LARISSA VIEIRA

Nascida na cidade de Aracaju-SE, é graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Sergipe, leciona no ensino infantil e também atua como ilustradora. Suas obras carregam elementos simbólicos de matriz africana, incorporando nas suas estruturas aa geometrização de máscaras africanas. 

Seu envolvimento nas artes visuais se deu por meio da arte urbana, com a criação de muralismo e a na observação da falta referências negras nas produções geeks como super heróis e mundos imaginários.

  • Email de Larissa Vieira
  • Facebook
  • Instagram

MAIS SOBRE A ARTISTA

A sua influência artística veio através de pai e tio artistas da MPB. Apesar de frequentar certos lugares do universo das artes, sempre sentiu que as galerias e museus estavam fora do seu alcance. 

Suas artes são expressadas através das ilustrações, artes gráficas, intervenções, instalações, moda e muralismo, usando sempre como uma contação de história das tradições da cultura negra. A artista comenta: “O meu estilo de ilustração surge a partir do momento em que eu precisei romper com os estigmas relacionado ao corpo negro e todas as formas estereotipas de representação que tive acesso dentro desse universo. Meu trabalho aborda questões relacionas a representatividade e ancestralidade, a partir de minha busca e pesquisas pela história e cultura africana e afro brasileira”. Larissa, realiza pesquisas a respeito das modelagens de máscaras e esculturas africanas, para atribuir a concept art de seus personagens, através do processo de geometrização das máscaras.

 

Sempre quis desenvolver um estudo de anatomia que valorizasse os traços negroides, sem recorrer a configurações formais caricatas. No âmbito da historiografia, busca conhecer sociedades africanas que tem como eixo governos matriarcais, teorias pan-africanista, o mulherisma africana, o Quilombismo e os remanescentes da cultura africana   e suas reconfigurações em solo brasileiro, presente no candomblé e grupos culturais dos municípios de Sergipe. Com isso, suas maiores referências criativas, são: a arte africana, em especial esculturas e máscaras e a arte afro brasileira de modo geral.

CONHEÇA A SUAS OBRAS

SAIBA MAIS DA ARTISTA

bottom of page